Back to Top
 
 
 

OBRA DO RIO CURTUME EM NOVA RUSSAS, SERÁ RETOMADA

Excelente notícia a nossa população de Nova Russas.

Liberada hoje a 1ª parcela pra retomada da OBRA DE URBANIZAÇÃO DO RIO CURTUME.

Incluindo a passagem molhada em Y do Rio Curtume.

Deputado Bruno Pedrosa, juntamente com o Prefeito de Nova Russas Dr. Rafael Pedrosa, agradecem ao Governador Camilo Santana e o Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque pelo apoio para a população novarussense.

A obra que será realizada é um anseio antigo dos moradores de Nova Russas. Agora será feita para a melhoria na cidade, tornando-se cada vez mais acessível para os veículos e paisagisticamente para os olhos dos moradores.

 

BRUNO PEDROSA É O CAMPEÃO DE REQUERIMENTOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, NA LEGISLATURA DE 2018

FORÇA JOVEM

Deputado estadual Bruno Pedrosa

O deputado estadual Bruno Pedrosa foi o parlamentar que mais apresentou requerimentos no primeiro semestre de 2017. Foram 541 requerimentos apresentados 507 aprovados, 03 prejudicados, 01 retirado e 30 em tramitação.

Só a título de co9mpração, no mesmo período, Jeová Mota apresentou apenas 01 requerimento e este mesmo ainda está em tramitação.

Augusta Brito foi a segunda parlamentar em apresentação e aprovação de requerimentos, com 449 apresentados e 407 aprovados, respectivamente.

O jovem e atuante deputado Bruno Pedrosa é, sem dúvidas, uma revelação desta atual legislatura do parlamento cearense, pois tem pautado sua atuação conforme a vontade do povo e para o povo.

Mui8tos foram os municípios beneficiados pelo seu trabalho através de seus requerimentos. Bruno reconhece que ainda há muito o que ser feito para os cearenses, por isso promete continuar trabalhando com afinco e zelo afim de honrar a confiança daqueles que o elegeram.

DEMONSTRATIVO:

 

 

 

AUTORIDADES E PARLAMENTARES DO ESTADO DO CEARÁ - GESTÃO 2019 - 2022

 

O Deputado Estadual reeleito Bruno Pedrosa com 48.927 votos, ganha cada vez mais destaque em seu segundo mandato. Sempre priorizando melhorias e benfeitorias para a população cearense. Os 10 municípios em que o Deputado foi mais bem votado, foram:

Fortaleza: 8.610

Quixeramobim: 6.043

Ocara: 4.923

Croatá:4.293

Nova Russas: 3.590

Aracoiaba: 2.469

Ipueiras: 2.109

Santa Quitéria: 2.052

Caucaia: 1.664

Canindé: 1.307

O Deputado começou o ano de 2019 mostrando seu trabalho, como vem fazendo, desde o seu primeiro mandato. Inaugurou em parceria com o Governador Camilo Santana, a Areninha de Nova Russas, na qual foi denominada “Marquinhos Pedroza”.

Participou da inauguraração da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante de Ocara, juntamente com o Governador Camilo Santana.

Entregou um trator para a Associação dos Trabalhadores Rurais de Caraibas, em Quixeramobim. A Agricultura é PRIORIDADE para o Deputado.

2019 está apenas começando... muitas coisas ainda estão por vir.

 

 

#DescubraCeará: Aeroporto de Canoa Quebrada inicia operação de voos comerciais com a meta de alavancar turismo na região.

 

Serão três voos semanais saindo de Recife. Para o Carnaval, a empresa já anunciou mais duas frequências extras

Foi ao som do tradicional forró nordestino, com direito a roda de capoeira e apresentações artísticas, que o primeiro voo comercial aterrissou no Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar, às 14h15 desta terça-feira (26), no município de Aracati. Operado pela Azul Linhas Aéreas, a rota terá a frequência de três vezes por semana (terças, quintas e domingos), sempre partindo da cidade de Recife, em Pernambuco. As partidas no meio de semana têm escala em Mossoró (RN). Com a novidade, o Litoral Leste cearense passa a contar com uma importante ferramenta de impulso ao turismo na região, vocacionada para receber visitantes pelas inúmeras belezas naturais.

O governador Camilo Santana recepcionou tripulação e passageiros e destacou o trabalho realizado pelo Estado para fomentar o segmento turístico. “O Ceará vem trabalhando uma estratégia de fortalecer o Estado como um centro de conexões e fortalecer uma grande vocação nossa, que é o turismo. O papel do Estado é investir em infraestrutura e viabilizar essas conexões. Estamos investindo fortemente em duplicação de rodovias, aeroportos. Colocamos para funcionar o Aeroporto de Jericoacoara, que começou com um voo por semana e já está com 12. E agora com operação comercial o Aeroporto de Canoa Quebrada, que já inicia com três voos semanais. Isso sem falar no Aeroporto Internacional de Fortaleza que está cada vez mais ampliando seus voos nacionais e internacionais. Essa é uma estratégia que o Estado tem feito, em parceria com os municípios e a iniciativa privada, de fortalecer o setor do Turismo”, destacou Camilo Santana.

 

 

O Litoral Leste é um dos destinos mais procurados no Ceará e vem recebendo importantes investimentos estruturais que garantem o suporte necessário para atrair cada vez mais recursos. Para o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, a região agora reúne toda a infraestrutura adequada para favorecer os negócios. “Esse aeroporto é um equipamento regional. Nós temos aqui uma região que constitui o Polo de Canoa Quebrada, desde Beberibe, Fortim, Icapuí. Toda essa nossa região é fortíssima. Não existe desenvolvimento sem estrada duplicada, sem transporte aéreo, sem energia bem consumada e sem comunicação. Graças a Deus, esse polo tem tudo isso”, comemorou o prefeito.

 

VOOS EXTRAS

 

Já para os primeiros dias de operação, a companhia Azul Linhas Aéreas divulgou mais dois voos extras em virtude da boa procura por passagens para o feriado de Carnaval. Eles sairão de Recife na sexta-feira (1) e quarta-feira (6). A taxa de ocupação das aeronaves está de 90% para o período carnavalesco. Os aviões utilizados pela empresa nesse trecho são turbo-hélices do modelo ATR 72-600, cuja capacidade é de transportar até 70 passageiros. Ronaldo Veras, assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas, comunicou que a ampliação do número de voos está sendo avaliada de acordo com a demanda do mercado. “Vamos estar atentos ao que o mercado quer e, se justificar, vamos colocar voos diretos. Já estamos com pedidos de voos extras no Carnaval e estamos muito satisfeitos. Estamos muito animados e a prova é a procura, o Brasil inteiro está procurando esse voo. O apoio do Governo do Ceará foi muito importante para que pudéssemos operar aqui”, celebrou.

Crescimento econômico

A expectativa da região é registrar um crescimento econômico com a chegada dos voos comerciais, comentou Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará. “Nosso projeto para o Litoral Leste teve início com a duplicação da CE-040, que facilitou muito a chegada à região. Agora, com o início dos voos comerciais, esses municípios vão estar mais acessíveis aos mercados emissores, movimentando não só o turismo, que gera empregos e riqueza para a região. Nosso objetivo é que esse aeroporto tenta tanto sucesso como o Aeroporto de Jericoacoara”, disse.

 

 

Com a chegada de um equipamento deste porte para a atração de turistas e negócios, o pensamento de empresários e comerciantes da região é ter a presença de visitantes durante todos os dias da semana. Para o presidente da Associação dos Empreendedores de Quadriciclo de Canoa Quebrada, Antônio Carneiro, há um sentimento positivo com relação à geração de novas oportunidades de renda com a chegada semanal de três voos comerciais. “O turismo de Canoa Quebrada depende muito dos finais de semana e dos feriados. Com esse aeroporto a expectativa geral é que (o turismo) funcione de forma mais contínua, com maior fluxo de turistas durante a semana. Com esse aumento de visitantes vai melhorar pra gente que aluga veículos para passeios, para os hotéis e pousadas, lojas e restaurantes”, confidenciou Carneiro.

 

 

A chegada do primeiro voo comercial do Aeroporto de Canoa Quebrada foi prestigiado também pelo secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, superintendente do Departamento Estadual de Rodovias, Sérgio Azevedo, presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dr. Sarto, os também deputados Bruno Pedrosa, Leonardo Pinheiro e apóstolo Luiz Henrique, os deputados federais Eduardo Bismark e José Airton Cirilo, além de diversos segmentos da sociedade da região.

 

 

 

Ocara recebe a 121ª escola de educação profissional do Ceará

Estudantes de Ocara, município localizado a pouco mais de 100 km de Fortaleza, receberam nesta quinta-feira (7) um espaço novo, estruturado e com melhores condições de aprendizado. Na oportunidade, foi inaugurada a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Môsa da Silva, a 121ª dessa modalidade de ensino. Foram investidos na construção, compra de equipamentos e mobília da unidade cerca R$ 15 milhões oriundos dos Governos do Ceará e Federal. O governador Camilo Santana e a secretária da Educação, Eliana Estrela, participam da solenidade e receberam dos alunos e professores o carinho e o agradecimento pelos investimentos que o Estado vêm realizando na área para dar mais oportunidades aos jovens e melhores condições de trabalho aos profissionais.

“Essa escola não deixa a desejar a nenhuma escola particular do país. No passado achavam que escola pública tem que ser de baixa qualidade. Nós pensamos diferente. A escola pública tem que ser a melhor para atender as pessoas que precisam. Aqui tem auditório, biblioteca, ginásio coberto, laboratório, salas climatizadas, estrutura que poucas escolas particulares têm. Nós acreditamos que para o país mudar, crescer com justiça e oportunidade, é preciso investir em educação. Daqui sairão futuros médicos, advogados, engenheiros e quem sabe futuros governadores. É sonhar e acreditar. Cada um tem a sua responsabilidade. Esse é o momento da vida de vocês, jovens, de agarrar essa oportunidade. Vocês têm aqui o de melhor em estrutura física e de professores”, destacou o governador Camilo Santana, que após a solenidade de inauguração fez questão de visitar as dependências da escola.

Titular da pasta da Educação, Eliana Estrela reafirmou o compromisso do Governo de promover condições propícias para que o estudantes conquistem suas metas. “Nos sentimos muito felizes e honrados com essa recepção bonita e calorosa de quem realmente sonha e sabe o que quer. O que importa para gente é o aluno estar bem. Estamos recebendo aqui um grande presente para que vocês possam, juntos com os professores, construir um conhecimento cada vez mais forte e eficaz buscando o sonho de vocês. Queremos todos aqui ingressando na universidade, no mercado de trabalho e com uma vida digna”, reforçou a secretária.

A escola

O prédio construído pelo Governo do Ceará possui 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

A nova estrutura tem capacidade para receber até 540 alunos, das 7h às 17h, em tempo integral. Os estudantes têm à disposição quatro cursos técnicos: Agronegócio; Administração; Secretariado e Informática. Neste modelo, os alunos fazem o Ensino Médio e se preparam para o mercado de trabalho. No terceiro ano, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos. Cerca de 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 15 mil estudantes.

Aluna do 1° ano do Ensino Médio, a adolescente Monique Elen Soares está matriculada no curso técnico de Administração ministrado na escola. Ela sonha em seguir na área no Ensino Superior por acreditar que seja uma profissão promissora e acredita que a sua unidade educacional fará a diferença no seu futuro pela qualidade encontrada. “Vai me ajudar bastante a crescer na vida e me inserir no mercado de trabalho. Aqui é um ambiente bem diferente da minha antiga escola, desde a estrutura, os professores, os alunos. Aqui temos uma série de laboratórios à disposição. É um espaço muito propício para o nosso engrandecimento”, classificou a estudante.

Ensino profissionalizante

O Governo do Ceará tem tratado a educação em tempo integral e profissionalizante como uma política pública importante para dar mais oportunidades aos adolescentes e jovens cearenses. As escolas profissionais já implantadas pelo Estado ofertam 52 cursos técnicos em 98 municípios cearenses, atendendo a 50 mil estudantes. As primeiras turmas foram formadas em 2010. De lá até o ano de 2017 foram formados 76.320 alunos. O percentual de alunos oriundos do ensino profissionalizante estadual que ingressaram no mercado trabalho e no ensino superior chega a 60,8%.

A rede estadual de ensino público conta, atualmente, com 726 escolas. Com essa nova unidade, o número que oferece educação profissional passa para 121. Outras 130 escolas funcionam em regime de tempo integral. Estão em construção no Ceará mais 71 escolas estaduais, das quais 22 são de educação profissional de Gastronomia no Panorama Artesanal.

Homenageada

A escola recebeu o nome da professora alfabetizadora Maria Môsa da Silva, que iniciou sua carreira docente lecionando em sua própria residência, situada na Vila São Marcos, local em que se tornou professora da rede municipal, passando a ensinar posteriormente em escola oficial. De acordo com relatos da comunidade e da família, ela também era envolvida em atividades religiosas e de cunho social, de modo que estava sempre a lutar pelas causas sociais.

A EEEP Maria Môsa da Silva faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 08, sediada em Baturité. A rede estadual na região passa a contar com 25 unidades de ensino, sendo um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja); cinco escolas profissionalizantes; duas escolas de Ensino Médio em tempo integral; uma escola indígena; uma escola do campo e 15 escolas regulares.

Acompanharam ainda a inauguração da nova escola estadual profissionalizante o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, a prefeita de Ocara, Amália Pereira, e os deputados estaduais Acrísio Sena, Bruno Pedrosa, Jeová Mota e Nezinho Farias, além do deputado federal José Guimarães.

 

 

 

Página 1 de 9